Sombra da loucura


O autoconhecimento.... taí um tema muito recorrente nos meus trabalhos e experimentações. Parto de mim para expandir para os outros, considero sempre um gatilho de novas possibilidades. Tendo isso em mente, a ideia dessas fotos surgiu de uma inquietação com meus pensamentos. A produção partiu de uma provocação em uma convocatória para a qual submeti essas fotografias em que o tema era “saúde mental”. Achei o tema interessante e muito pertinente para o momento de pandemia uma vez que conversando e observando o comportamento das pessoas (próximas ou não) me veio a ideia de loucura, mas não a loucura como uma doença e sim como uma desordem/um mascaramento do verdadeiro eu.


Clique no link para ver o vídeo que tem menos de 2min https://youtu.be/CMrSp4uRr7o


Sempre tive um interesse pela lucidez ou falta dela no comportamento humano, em tempos de crise emocional que a pandemia gerou fiquei buscando formas de registrar essas emoções e de repente ajudar outras pessoas, daí fiz esse ensaio. O nome original é Madness (Loucura) porque brinca com o paradoxo de intimamente sermos e pensarmos de um jeito, mas termos que externar ou mascarar esses sentimentos de outra forma. Foi um momento do que chamo de "foto terapia", um trabalho de autoconhecimento onde cada imagem faz representação de comportamentos internos e externos, apenas eu e a câmera.

Segue um trechinho do projeto enviado: [...] A poética das imagens tem base na literatura do psiquiatra Carl Gustav Jung que influenciou este trabalho, a artista retrata o inconsciente e as suas dores emocionais através de auto-retratos pelo que chamou de foto terapia. Aceitar conscientemente a sombra ou “máscara social” sugerida por Jung, permite que qualquer pessoa seja uma pessoa melhor. Para o autor em seus textos, aprender os reconhecidos aspectos sombrios da personalidade pode ajudar a estabelecer um bom relacionamento com o “eu”, com isso o que é proposto nesta série fotográfica é retratar o que sente e extravasar emoções. [...]

Pensado apenas para o processo digital, esta série segue o formato que mais utilizo em meus trabalhos: sobreposição de fotografias, colagens e repetições. Ah, e para quem se pergunta o resultado do concurso ele não foi selecionado, mas fiquei satisfeita com o resultado. Então aqui segue o vídeo com as fotos sobre minha intenção com estas imagens. O trabalho foi feito em 2020 e apresentado para o Wellcome Photography Prize.

Espero que gostem!


#artevisual #autoretrato #fotografiabrasileira #fototerapia

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo