top of page

Perguntas e respostas - Entrevista parte I


Este post é uma primeira parte de uma brincadeira que fazia quando era criança, funciona como uma forma de conhecer mais a pessoa através de perguntas e respostas, aqui abro meu baú de curiosidades para responder alguns questionamentos que já recebi. Sugiro você também fazer, pois te ajuda a refletir sobre seus interesses e gostos. Se quiser, fique à vontade para mandar perguntas, responderei todas!


Pergunta - De onde tira suas ideias?

Resposta - De todo lugar! A rotina é uma fonte de inspiração tremenda, em casa busco livros que li, revistas antigas, vídeos na internet, casa de materiais de construção, lojas de artesanato, feiras... minha cabeça não para. Se saio gosto de olhar a paisagem e ver o que está acontecendo porque as pessoas dão muitas pistas do que podemos realizar, daí “peneiro” o que me interessa para testar. As vezes mesmo sem a câmera na mão faço o movimento imaginário de segurá-la e clicar em uma imagem que considero importante, isso me dá a lembrança daquilo que vi para depois testar, é meio doido, mas funciona. (rsrsrsrs)


Pergunta - Coisas te inspiram?

Resposta - Música, filmes, fotografias de outras áreas (gastronômica, ensaios), lojas de decoração e principalmente artesanato que é um gatilho para minhas ideias. Em todo lugar que visito vou nas feiras locais, considero um lugar riquíssimo de referências e toda vez que visito uma feira minha cabeça dá um nó de tanta informação. (rsrsrsrs). Também gosto muito dos livros sobre design, artesanato e de artes, busco sempre tirar referencias para meus trabalhos com um pouco de tudo, parece que não se relacionam (artesanato e artes), mas a linha da divisão entre eles é tênue.


Pergunta - Sobre música, que estilo gosta de ouvir?

Resposta - Nossa, gosto de muita coisa. Minha playlist é variada, tem de motown, passando por rock até reggae, e tem músicas de muitos lugares e várias épocas, é realmente difícil dizer. (rsrsrsrs)


Pergunta - Livros que gosta de ler?

Resposta -Biografias históricas, romances e aventura. Não necessariamente nessa ordem, mas são literaturas que gosto para arejar a cabeça.


Pergunta - Assina algo (revista, clube do livro, cosméticos etc)?

Resposta - Para filmes e séries, Netflix e na internet apenas newsletter de sites - é um meio simples porque hoje em dia a maioria das galerias, sites de notícias, revistas e até canais de tv têm. Acho um meio seguro de ter informações do meu interesse sem me preocupar em buscar nos sites e atualizar rede social porque eles mandam sempre que tem novidades, é só fazer o cadastro; simples, rápido e grátis.


Pergunta - Sites costuma visitar?

Resposta - O primeiro deles é o Google (kkkkk). Para tudo que preciso saber/descobrir, dou uma “googlada”; editais, chamadas, seleções e até sonhos! Também costumo visitar dois ou três sites de notícias (nacional e internacional) no dia para saber o que está em foco. Além disso, visito sites de artes e galerias onde assino newsletter para acompanhar de perto a programação. Outra fonte ampla para minhas pesquisas é o Pinterest que, apesar de ser rede social e eu não a usar como tal, acredito ter muita coisa interessante sobre quase qualquer assunto.


Pergunta - Você segue muitas pessoas nas redes sociais?

Resposta - Não. Tenho pouca conectividade com as redes sociais; minha principal rede social é o Instagram onde divulgo as minhas ideias, processos, inspirações e trabalhos. Apesar do momento ser de muita conexão digital, confesso que gosto mais do encontro físico, para mim nada supera uma boa conversa pessoal.


Pergunta - Estilo de filme?

Resposta - Adoro comedia, fantasia, aventura e ação. Aqui vai um parêntese entre filmes baseados em livros (prefiro ler livros porque considero a história escrita mais rica do que a formatação para as telas), mas se for para assistir nesse formato, prefiro quando é biografia.


Pergunta - Coleciona algo? O que?

Resposta - Sim, gosto de colecionar cartões postais. Tenho muitos e de vários lugares. Foi uma brincadeira que começou com meu marido há alguns anos; como ele viaja muito toda vez me perguntava o que queria que ele trouxesse, só queria que fosse e voltasse bem, então pedia para me trazer um cartão postal como forma de materializar meu desejo e assim é até hoje. Também gosto de ímãs de geladeira, a porta da minha é cheia deles (rsrsrsrsrs) tenho alguns como souvenir de viagens, tipos diferentes como bonequinhos de biscuit e até de fotografias que eu mesma faço. Adoro!


Pergunta -Faz algum ritual para ter ideias de trabalhos?

Resposta - Vez ou outra retorno ao meu baú de fotografias, vejo álbuns e anotações antigas. Tenho eles em lugares visíveis para ver com uma certa frequência e lembrar de ideias que se perderam na rotina ou ficaram de lado por algum motivo. Isso me alimenta, me dá confiança em testar coisas novas e até descartar de vez algo que o tempo vai dizendo se vale, esse é meu ritual, o que funciona para mim.


Pergunta - Pessoas que você admira na sua área?

Resposta - Meus professores. De algum modo desde que voltei ao meio acadêmico para estudar e encontrar meu caminho nas artes tenho muita admiração pela paixão de todos que conheci, são pessoas agregadoras, generosas na partilha de seus conhecimentos, você só precisa estar disposto para fazer a sua parte. É uma roda que gira de forma harmônica. Se você pergunta sobre algum artista tenho referencias como Nelson Leiner, Vik Muniz e Sebastião Salgado, para citar alguns, mas a lista é extensa.


Continua...

*Na próxima edição da Newsletter a entrevista em novo post aqui no blog. Assine, compartilhe!


18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page