Papéis e impressão fotográfica


Glossy, Endura, Canvas, Algodão são alguns dos tipos de materiais para impressão fotográfica atualmente. Aqui vale explicar a diferença entre impressão e revelação: a impressão é a gravação da imagem no papel através de impressora e pigmentação específicas, já a revelação é um processo térmico ou químico em que a reação com o papel vai “revelar” a imagem. Dito isso, voltemos ao assunto papel; alguns levam o nome do fabricante outros a característica, mas o que importa é a durabilidade, funcionalidade, a relação com o ambiente a que será exposto e o resultado para um melhor realce da fotografia. Para alguns tipos de impressão até o tipo de moldura deve ser levado em consideração na hora de fazer um quadro para decorar aquele ambiente com todo cuidado.

Antes de começar de fato qualquer trabalho eu faço testes de impressão (em casa mesmo) com a impressora comum e papel glossy vendidos em papelaria rsrsrsrs. Feitos os testes, parto para a impressão profissional (aqui busco uma boa empresa de impressão). Para os quadros fotográficos utilizo o canvas, pois se assemelha a um tecido e na maioria das vezes sem necessitar de vidro na moldura; este material é muito usado para ambiente interno, longe do sol e da umidade para evitar o desbotamento da imagem e fungos. Já quem gosta dos formatos mais usuais como os quadros com vidro, existem diversas opções de materiais e cores, aqui vale utilizar o papel fine art (papel fotográfico de alta qualidade em algodão) que realça as cores da impressão e tem ótima durabilidade, mas lembre-se sempre de que a umidade é inimiga dos papéis, ou seja, procure colocar a sua peça em locais secos, longe da umidade e longe da incidência direta do sol e áreas externas, assim você terá uma fotografia durável.

Se tem uma fotografia que queira imprimir, mas não sabe ao certo e quer tirar dúvidas sobre o papel, peça orientação nas lojas de impressão fotográfica que você poderá escolher o que melhor te atende. Caso entre em contato com o fotógrafo, ele mesmo poderá oferecer opções de papel e moldura que se encaixem no seu ambiente.

Também posso te ajudar dando dicas e respondendo suas perguntas, manda mensagem para contato@alinecavalcante.com que terei prazer em ajudar e se tiver interesse sobre um assunto que queira ler aqui no blog avisa pelo e-mail.


Até a próxima!


#fotografia #arteefotografia #fotografiaearte #fotografianadecoracao #fotografiaedecoracao #artecontemporanea #fotoescultura

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo