Filmes e séries que inspiram

Atualizado: Set 20


Além dos livros e das pesquisas acadêmicas outra fonte de inspiração de que gosto muito são os documentários e filmes sobre história e arte. Por isso, aqui seguem alguns títulos mais recentes que assisti e recomendo caso queira um bom conteúdo para informação e curiosidade. Vale reforçar que aqui posto alguns dos quais vi, mas como a lista é enorme segue apenas um pouco do que tenho em mente mais recente. A plataforma em que se encontram é o Netflix, então estes estão disponíveis por lá. Espero que gostem!


Tales by Light - Série de três temporadas aborda as diferentes linhas da produção fotográfica em diversos lugares. Natureza, comunidades remotas, rituais ancestrais e cultura são alguns dos temas retratados por renomados fotógrafos. Um show de beleza e criatividade para inspirar.

Ano, 2018, dirigido por Abraham Joffe. Documentário.


Abstract – The art of design - Esta série de duas temporadas aborda as várias vertentes da criação e as referências dos maiores designers em seus trabalhos. Da arte a arquitetura, passando por brinquedos, à fotografia e até automóveis e tecnologia. Tudo se relaciona com o nosso dia-a-dia e tem tudo a ver com design. A primeira vez que assisti selecionei os episódios que me interessavam, mas hoje utilizo como referência para produção e uma fonte de ideias.

Ano, 2019, dirigido por Jason Zeldes. Documentário.


Lixo Extraordinário – O documentário trata sobre o processo de criação do artista brasileiro Vik Muniz e aborda o tema principal do artista (as questões do lixo) na produção de suas obras, além de acompanhar sua relação com os catadores do local. As filmagens aconteceram no aterro sanitário localizado no Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. O título foi indicado ao Oscar de Melhor Documentário em 2011 e ganhou prêmios de público nos festivais de Sundance e Berlim em 2010. Nada mais a falar de um dos artistas que me inspira a criar com a fotografia.

Ano, 2010, dirigido por João Jardim, Karen Harley e Lucy Walker. Documentário.


Inhotim – Em 10 episódios este documentário aborda os aspectos que regem a estrutura de um dos museus mais icônicos do Brasil, o Inhotim. Localizado em Minas Gerais, o lugar abriga a instituição de arte e jardim botânico e em seus episódios trata sobre a criação de alguns nomes da arte contemporânea. Já vi alguns vídeos sobre obras de artistas que têm trabalhos lá e me encanta só em assistir, mas é um dos lugares que planejo conhecer!

Ano, 2018, dirigido por Pedro Urano. Documentário.


Aqui abro um parêntese para assistir a “Grandes Olhos” (2014, Tim Burton, Biografia/Drama ), o filme conta a história da pintora e defensora das causas feministas, a norte-americana Margaret Keane, que enfrenta um de seus maiores desafios ao levar ao tribunal o próprio marido. Em um período em que o reconhecimento de um trabalho feminino era difícil, a artista aceita assinar com o sobrenome do marido e tem sua obra usurpada pela ganância dele. Uma batalha judicial parece ser a única saída para recuperar a dignidade dela. Este título assisti na tv a cabo (em canal fechado), mas sei que está disponível no Amazon Prime. Assisti duas vezes e adoro! Ótimo filme para com um desfecho muito empolgante.


Bom, por enquanto é só, apesar de saber que tem muito mais títulos interessantes (inclusive filmes) para indicar. Mas a memória para isso falta, mas se também tiver dicas e sugestões te convido a compartilhar aqui nos comentários. Vai ser uma troca muito produtiva!


#artmovies #filmesobrearte #filmesobrefotografia

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo