top of page

Dicas de uso de quadros na decoração



Parece um mero detalhe, mas a escolha de quadros na decoração é algo que merece atenção antes mesmo da escolha da imagem. Seja uma única fotografia ou a composição feita por várias peças, um ponto importante que você precisa se atentar é a harmonia no ambiente seguindo a quantidade de quadros que serão instalados.

Investir em quadros fotográficos é uma forma de personalizar e dar mais vida ao ambiente, porém existem algumas regras que você pode seguir: tamanho, quantidade, posicionamento e altura são alguns dos pontos de maior cuidado.

*Tamanho - Busque harmonizar o ambiente com peças que goste e que tenha um bom preenchimento do seu espaço. Em ambientes pequenos brinque com peças únicas, de tamanho médio para que não disputem a atenção com outros objetos. Já os espaços maiores dão mais possibilidades de composição e quantidade de quadros, podendo até mesclar imagens grandes e pequenas.

*Quantidade - dependendo do espaço você pode escolher entre imagens únicas ou a composição com díptico (duas peças), tríptico (três peças) ou políptico (quatro ou mais peças). Apesar de estar na moda, a composição com várias peças depende do tamanho do espaço, ou seja, quanto maior o espaço, mais possibilidades de composição, mas siga a regra de 10cm de distância entre cada um para dar harmonia.

*Posicionamento – tente fazer uma simulação de organização dos quadros antes de furar a parede, assim você pode visualizar melhor como e onde quer cada peça. Algo que costumo fazer em casa é simular os quadros no chão (sim, no chão!) para ver como ficarão e só então parto para furar a parede.

*Altura – 1,60cm de altura é a referência que decoradores utilizam para instalação de quadros, porém fique atento ao centro da imagem que deve ficar na altura do olhar.

Claro que tudo é questão de gosto e não apenas de simetria. Nada impede aquele seu projeto arrojado de peças variadas, então reforço que estas são dicas básicas e nada rígidas sobre a organização, com isso, espero ter ajudado com informações que são úteis no meu dia-a-dia.


Em breve posto mais dicas sobre os tamanhos de impressão da fotografia. Acompanhem as postagens!


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page