top of page

Dicas de fotografia para pequenos negócios


Independente do negócio; seu produto ser grande ou pequeno, o importante é focar na qualidade das imagens! Digo isso por ter conseguido vender produtos em sites de usados fazendo testes com a qualidade das fotografias (boas fotos e fotos não tão boas rsrsrsrs) para saber como o mercado reage, e ele reage bem ou muito bem. Não é apenas uma questão de ser um produto em bom estado e ter um bom preço, é também fotos de detalhes do produto, o contexto dele. Depois dessa experiência me veio aquela máxima dita por muitos: "Uma imagem vale mais que mil palavras"... Não sei a autoria desse pensamento, mas considero que uma boa fotografia seja um fator importante quando você quer vender alguma coisa, seja ela qual for. E quando falo boa fotografia me refiro a questões como a luz (fator importante para ser foto), a composição (harmonia e organização dos elementos na imagem) e o ângulo das fotos, pois considero essa tríade fatores que contribuem para um bom resultado sobre o que cliente quer. Além disso, temos que lembrar do fator criatividade para dar mais originalidade a imagem produzida.


Mesmo sem ter equipamento profissional, é possível fazer boas fotos. Com isso, seguem aqui algumas dicas para te ajudar:

Pense em uma boa iluminação. Tire proveito da luz natural; direcione o que está fotografando para a luz que entra de uma janela ou porta, por exemplo e evite sombras.

Para suavizar a luz que está direcionada ao objeto, você pode usar uma cortina ou um tecido transparente entre eles ou rebater a luz.

Tire fotos de vários ângulos (frente, lados, cima ou o que considerar importante) para ver como a luz vai iluminar da melhor forma seu objeto/pessoa.

Se estiver vendendo um objeto, escolha um local com fundo neutro (parede ou mesa) para que o foco fique no produto.

Se tiver fotografando pessoas tire proveito do ambiente e organize acessórios ou decoração de uma forma que não chame mais atenção que a pessoa fotografada.

Desfoque o fundo do tema principal para dar mais ênfase no que está fotografando.


A sessão fotográfica começa antes mesmo do primeiro click da câmera. Na reunião de produção definimos junto com o(a) cliente, além do dia e horário das fotos, quais seus objetivos com elas, já que a preparação é diferente se fotos de pessoas ou produtos. Com isso em mente passamos ao passo seguinte; definir local, preparar o material no caso de alimentos ou os looks nas sessões de pessoas, além do equipamento para cada solicitação.

Se quiser ver como ficam as fotos de alimentos com as dicas que escrevi, visite o perfil cajuinaphoto no Instagram, lá tem opções com fundos e variedade de produtos. Espero que goste e se precisar, entre em contato. Será um prazer atender!


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page